MGME - Ciências Curso 2
Do Grupo 2 composto pelos seguintes Professores Cursistas:
CLAUDIA ALESSANDRA PONTES DUARTE
Daniel da Silva
ELIANE DE CASSIA BERTE
GLICÉRIO DA SILVA LEITE
LILIAM SILVA SOUZA MOREIRA
Liselena Farias Terek
MYRIAN TAEKO KONO WATANAVE
NADIA ELUI BACCI
MGME - Ciências Curso I - Serra Negra 2013 – Diretorias de Ensino de São Vicente e Taboão da serra - semana de 12/08 a 14/08.
Tema
- Ser Humano e Saúde:
Sub-tema Saúde – um direito do cidadão – Trabalhado
no 7º ano 4ª bimestre.
Respostas aos questionamentos
Todas as
habilidades descritas estão relacionadas à Competência Leitora. Quanto à
Competência Escritora, fica condicionada ao momento no qual este cidadão
resolver manifestar-se acerca do conhecimento assimilado.
Apresentação dois
trabalhadores nas seguintes situações:
SITUAÇÃO 1
- Um trabalhador
braçal que trabalha em turno longo e sempre ultrapassa a hora saída (faz muita
hora extra), raramente desfruta de momentos de lazer com a família.
SITUAÇÃO 2
- Moradores de uma comunidade retirando os
pertences que conseguiram salvar da enchente, andando sobre água suja contaminada.
Segundo a Declaração de Alma-Ata a saúde deve ser
compreendida o completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a
ausência de doença ou enfermidade. Então, numa situação que para alguns
estudantes de 7º ano possa parecer que não apresenta riscos à saúde (Situação
1), sugere-se que, de forma dialogada, o professor forneça as informações que
permitam que esses estudantes sejam capazes de reconhecer a saúde como
bem-estar físico, mental e social, e não apenas como ausência de doenças
_______________________________________________________________________________
Situação de Aprendizagem
Título:
Esta situação de
Aprendizagem propõe diferentes procedimentos para discutir o que é saúde de uma
forma ampla, mostrando: as condições de trabalho, de moradia, alimentação,
saneamento, meio ambiente, prenda, educação, transporte, lazer. Por meio de leitura de imagens, gráficos e
textos. este conjunto de situações
Tempo previsto:
3 aulas
Conteúdos e temas: Saúde como bem estar físico, mental e social e
seus condicionamentos como alimentação, moradia e lazer; Ser Humano e Saúde -
Saúde: um direito da cidadania
Habilidades:
❖
Reconhecer a
saúde como bem-estar físico, mental e social, e não apenas como ausência de
doenças
❖
Ler e interpretar
indicadores de saúde apresentados na forma de tabelas e gráfico simples
Avaliação:
O processo de
avaliação deve ocorrer em diversos momentos da Situação de Aprendizagem,
especificamente podemos destacar três:
1) Durante a
sondagem, basicamente por meio da interpretação de imagens e discussões
propostas pelo professor, será possível identificar os conhecimentos prévios
dos estudantes.
2) Com os
resultados da sondagem em mãos, o professor será capaz de quantificar o grau de
aprofundamento que deve ser adotado no decorrer das atividades que visam a
contextualização dos temas envolvidos, a leitura dos dados oriundos de diversas
fontes de informações. O educador deve levar em consideração que para esta
abordagem os temas devem ser apresentados de forma significativa, ou seja, os
temas devem fazer sentido no cotidiano do educando.
Oficina 2
Montagem da situação de aprendizagem
SONDAGEM
Questão 1: Observe as imagens a seguir:
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A partir da analise das imagens explique a
afirmativa: SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA SURGEM CADA VEZ MAIS COMO INDISSOCIÁVEIS.
Explique.
TEXTO 2
O conceito de saúde evoluiu muito no último
século. A situação mundial atual aponta para uma visão de saúde mais global
podendo se falar em estado de saúde como um conjunto de condições satisfatórias
nos aspectos físicos, sociais, éticos, morais além de nos preocuparmos com a
saúde de forma individual e coletiva. A consciência de que cada pessoa é
responsável pela sua saúde leva também à consciência de que um conjunto de
pessoas sadias forma uma coletividade sadia. A manutenção da saúde não depende
só de médicos, enfermeiros, hospitais etc., mas de uma série de fatores
individuais como alimentação adequada, moradia, lazer, saneamento básico,
serviços de assistência de saúde etc. Quando algumas dessas condições não são
satisfeitas, podemos passar de estado de saúde para um estado de doença.
(Adaptação – Caminhos do
Letramento)
Questão 2:
O texto afirma que:
(A) Podemos passar de estado de saúde para um
estado de doença, apenas, pela falta de
assistência médica.
(B) A saúde deve ser entendida em sentido mais
amplo como componente da qualidade de vida.
(C) Devemos nos preocupar com a saúde, apenas, de
forma individual.
(D) Estado de saúde significa apenas ausência de
doença.
(E) Devemos responsabilizar todos os
profissionais de saúde pela manutenção da saúde.
Questão 3: Quais os requisitos minimos para
afirmar que se possui qualidade de vida.
Questão 4: De que forma podemos determinar
estudar o estado de saúde de uma população.
Sugestão para
adaptação:
(Propor pesquisa com o levantamento de dados
sobre peso e altura da classe, tabulação de dados e calculo do percentual de
IMC e conclusoes sobre os resultados apresentados.
PROJETO "COM PESO E MEDIDA" 2012/2013
Com “Peso e Medida” é um projeto que envolve o Centro de
Saúde de Santa Maria da Feira, todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho e
Câmara Municipal. Tem como finalidade detetar, entre os alunos do 3º ciclo,
casos de baixo peso, excesso de peso e obesidade através da avaliação do Índice
de Massa corporal (IMC) e encaminhar estes casos para os serviços de saúde mais
adequados ao seu acompanhamento.
A nossa escola, mais uma vez, fez parte deste projeto e
determinou o IMC de 69 alunos a frequentar o 7º ano de escolaridade: 35 alunos
do sexo masculino e 33 alunos do sexo feminino.
Dos alunos avaliados, 46 tiveram IMC dentro dos valores
considerados normais, correspondendo a 66,7% dos alunos.
Em relação aos alunos a frequentar o 9º ano de
escolaridade, foram avaliados 98 alunos, 50 do sexo masculino e 48 do sexo
feminino.
Dos alunos avaliados, 72 tiveram IMC dentro dos valores
considerados normais, correspondendo a 73,5% dos alunos.
Distribuição dos desvios IMC de 2008 a
2013 por ano letivo para 7º ano

Gráfico1 – Distribuição dos desvios de IMC por ano
letivo nos alunos do 7º ano

Comparação
entre os alunos avaliados no ano 2010/2011 e matriculados no 7º ano e alunos
avaliados no ano letivo 2012/2013 a frequentar este ano letivo o 9º ano

Gráfico
2 - Alunos avaliados no 7º ano no ano letivo 2010/2011 e alunos avaliados no 9º
ano no ano letivo 2012/2013

Referenciais
Bibliográficos:
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